Lula: de ex-presidiário a Presidente reeleito

Hoje (01) o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse de seu cargo. Após turbulências [jurídicas] em sua vida política, Lula dá as caras de volta e se torna, pela terceira vez, Presidente da República Federativa do Brasil. Essa notícia, para muitos brasileiros, é bastante frustrante – o que é bastante compreensível. Com a vitória de Lula, podemos ter certeza de uma coisa: o crime compensa no Brasil.

Lula, há uns anos atrás, era tratado como o grande vilão do Brasil – inclusive pela grande mídia tradicional; hoje, volta como o homem mais injustiçado, como ‘a alma mais honesta desse país’. Isso nos leva a refletir se existe realmente justiça nesse país ou tudo não passa apenas de um teatro. Preso duas vezes, uma na época da ditadura, e outra por casos de corrupção, Lula reconquistou o apoio do povo utilizando de narrativas baratas da esquerda. Como sempre, com a esquerda não se há debate, a tática mais eficaz dos mesmos é demonizar o outro lado, extremar. Assim, impondo contra o candidato opositor Jair Bolsonaro (PL) os rótulos de “Fascista”, “Genocida”, “Racista”, alcançaram o tão sonhado cargo novamente.

O que se esperar?

Já foram divulgados todos os ministérios criados, juntamente com os ministros que ocuparão, e não é nada confortante. Segundo as escolhas de Lula a seus ministérios, teremos um ‘Governo Dilma’. Aliás, Lula se inspira em Dilma em 5 cargos dos ministérios para seu governo. O que nos resta é sentar e ver o país cair no mar de corrupção deslanchada novamente; também, trabalhar bastante para pagarmos pontes e metrôs na Venezuela, Cuba, Angola, Colômbia e Argentina. Presidentes de países da ‘América Latrina’ foram à posse de Lula o parabenizar e, certamente, buscar aproximações para empréstimos através do BNDES.

Devemos esperar o de sempre dos governos petistas: corrupção e bolsa família. Agora, Lula fará de tudo para regular a imprensa, diminuindo de maneira sistêmica críticas à seu Governo. Com o ‘Dream Team’ em todos os ministérios e cargos públicos possíveis, o PT mamará bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.