ChatGPT vai tirar emprego de programadores? Entenda

Com a recente chegada do ChatGPT, um chatbot com inteligência artificial especializado em diálogo (Fonte: Wikipedia), muitas pessoas, sejam programadores ou pessoas que estão começando no mercado de programação, têm uma dúvida bastante relevante: a IA vai tirar meu emprego?

O ChatGPT consegue escrever um código, seja em HTML, CSS e/ou JavaScript em alguns segundos ou minutos. Tendo isso me mente, as pesquisas na internet em relação à Inteligência Artificial e a possível perca de empregos de programadores vêm acendendo um alerta naqueles que já trabalham com programação ou que estão querendo entrar no mercado. A verdade é que o ChatGPT ainda não está em uma fase 100%. Por ser uma Inteligência Artificial, o ChatGPT é um pouco limitado, e essa abertura da OpenAI – empresa de tecnologia responsável pela Inteligência Artificial – liberando para que as pessoas possam utilizar a Inteligência é uma fase, digamos, de ‘testes’. Já dando uma brincada com essa versão do ChatGPT, é notável o grande trabalho feito pela empresa. A IA já está ‘muito inteligente’ e, por isso, programadores temem seus empregos para a Inteligência Artificial.

A verdade clara e sensata, inclusive compartilhada por pessoas experientes do mercado de programação, é de que o ChatGPT não será prejudicial para o mercado de programação. Sim… a IA escreve códigos rapidamente à pedido de seu usuário que conversa com si, mas uma IA com certeza não irá, pelo menos dentro desses anos, substituir um bom programador. Programadores experientes do mercado dizem que o máximo que o ChatGPT pode tirar algumas vagas de programadores bastante iniciantes, dizem: “Bem… o ChatGPT fez com que empresas não contratem quem sabe apenas HTML e CSS, pois a IA é experiente em ambas linguagens; se você não quiser perder seu emprego, saiba mais que a IA”. Uma frase irônica evidencia a pouca preocupação do mercado de programação com demissões em massa por conta dessa Inteligência. Uma dica que dão é: seja mais esperto que o ChatGPT.

O ChatGPT pode ser bastante eficaz e rápido escrevendo códigos, mas ele com certeza não substituirá um bom programador. Isso é fato. O ChatGPT chegou não para tomar empregos, mas sim para ajudar a eficiência de programadores. Apesar da IA ser bastante inteligente, coisas mais complexas, códigos mais complexos não são para ela. A IA é ótima para tarefas um pouco mais simples; mas para tarefas mais complexas, que é o que empresas buscam em programadores – que façam tarefas complexas – a IA irá, no máximo, colaborar em pequenas tarefas com o programador. Nada a mais que isso.

Há quem diga que o mercado de programação está saturado, por conta de já existir vários ‘devs’. Porém, muitas das pessoas que buscam por programação, geralmente conheceram esse mundo por algum corte no YouTube, ou no TikTok, no qual se vangloriam os salários dados à programadores; entretanto, quando essas pessoas vão pôr a ‘mão na massa’, compreendem o quão desafiador é ser um programador e se tornar um programador de excelência. Logo, não passa de uma imagem e opinião que muitos têm em relação ao atual cenário, mas o mercado continua bastante vago, em busca de programadores de excelência. A fama da programação produziu apenas milhares de digitadores de código de HTML e CSS, mas programadores que realmente querem construir uma carreira e sempre buscar mais e mais conhecimento, esses estão em escassez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.