Saiba tudo sobre Cartão e suas modalidades

Conteúdos

Olá amigos, neste artigo irei apresentar informações sobre o que é cartão de crédito, débito e pré-pago. Tudo que você precisa saber sobre o mesmo, o pode ser bom e ruim dependendo do perfil; pois, quem busca um cartão de crédito, procura dar uma ajustada na sua vida financeira, o que ter um cartão de crédito pode ajudar, pois você pode parcelar compras e “desafogar” mais no mês.

Mas o lado ruim é que, se você não se controlar, pode gerar mais dívidas de forma que não consiga pagar, ao decorrer do tempo vai formando uma bola de neve e você terá muita dificuldade para sair do mar de dívidas; resumindo, se você quiser ter um cartão de crédito, tenha muita responsabilidade para não piorar sua vida financeira.

O que é um cartão?

Cartão é uma forma de pagamento que hoje é muito utilizado para realizar compras em lojas – tanto lojas online, como física – e existem muitas modalidades de cartão, cujos são: crédito, débito e pré-pago.

Crédito

O cartão de crédito, como diz no nome, oferece crédito para utilizar o cartão para realizar compras. A instituição financeira emitente do cartão determina um valor de limite do seu cartão através de uma análise finnaceira, ou seja, quanto mais seguro sua vida financeira seja, mais valor de limite de crédito te darão.

Débito

O cartão de débito, diferente do cartão de crédito, não te disponibiliza crédito, o valor que será usado em compras pelo cartão serão deduzidas da sua conta bancária ligada ao cartão. Ou seja, você usa o valor da sua conta bancária como dinheiro usado pelo cartão de débito. Um ponto bom dessa modalidade de cartão é que não possui limite, pois não há nenhum risco ao banco pois ele não te dá crédito, pois como citado acima, você utiliza o valor da conta bancária como saldo do cartão. Também não há análise para obter esse cartão, pois, não há riscos ao banco pois ele não te oferece crédito pois o valor em compras pelo cartão são debitadas automaticamente no saldo da sua conta bancária.

 

Pré-pago

O cartão pré-pago funciona parecido com o cartão de débito, vamos para a explicação. O cartão pré-pago, assim como o cartão de débito, não necessita de crédito. Essa modalidade de cartão funciona como recarga de celular, você primeiro recarrega, e depois utiliza o cartão (o saldo do cartão pré-pago é o valor total que você recarregou); a semelhança é essa, pois não é necessário crédito, você utiliza como saldo do cartão o valor já existente (valor da sua conta bancária, no caso do cartão de débito ou o valor total recarregado, nesse caso de cartão pré-pago).

 

Bandeira

Apesar de vários bancos possuírem cartões – sejam de crédito, débito ou pré-pago –, cada um deles possui uma bandeira, ou seja, bancos possuem seus próprios cartões, mas utilizam bandeira de marcas diferentes. As bandeiras mais usadas no mercado por conta da popularidade e aceitação em estabelecimentos de venda são:

  • Mastercard;
  • Visa;
  • Elo;
  • American Express;
  • Hipercard.

Vou dar um exemplo: O Picpay possui seu próprio cartão de crédito, o Picpay Card, entretanto a bandeira presente no cartão é Mastecard, ou seja, o Mastercard não é uma empresa pertencente ao Picpay, mas o Picpay utiliza-a em seu cartão.

O papel da bandeira é ligar uma marca ao cartão, essa marca realizará as transações feitas pelo cartão, por exemplo. Por isso é bastante importante você se atentar à bandeira do cartão que você está interessado, busque sempre uma bandeira confiável e com bastante popularidade para não passar por situações do cartão não passar por conta do local de venda onde você foi não aceita a bandeira do cartão; mas não se preocupe, grande parte dos cartões presentes no mercado possui bandeira de uma das marcas citadas acima, o que facilita muito na hora de escolher um cartão e seus benefícios, mas é de suma importância dar uma olhada.

 

O que é limite do cartão de crédito?

Como falado resumidamente mais acima no artigo, é muito importante você saber o que é limite do cartão de crédito. Limite é o valor de crédito disponibilizado pelo banco, por exemplo, emissor do cartão. A instituição financeira dona do cartão irá analisar seu perfil financeiro para determinar um valor seguro para o cliente, quando digo seguro é que não é possível o banco te dar R$ 10.000 de limite se você não possui dinheiro suficiente para pagar essa conta se utilizar todo o limite; ou seja, para segurança do banco e sua – para você não gerar contas que não possa pagar e se endividar, o que é péssimo nesse atual cenário da economia do país indo de mal à pior.

 

Bom, é isso. Espero ter explicado de forma resumida e prática. Se gostar, comente e visite os outros demais artigos no site, obrigado e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.